Assistência Social de Itabira garante estadia, alimentação e transporte para 18 indígenas
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Itabira informou que acolheu membros de família composta por povos tradicionais indígenas. Eles chegaram ao terminal rodoviário Genaro Mafra na condição de migrantes, na véspera do Natal. Prontamente, uma equipe da SMAS e o Conselho Tutelar, por haver crianças no grupo, abordaram, identificando 18 pessoas, considerando também os indivíduos adultos.
A SMAS garantiu estadia em hotel, e alimentação para todos, além do cuidado e respeito quanto à situação que atravessaram. Com o grupo de atendimento, os indígenas solicitaram também o transporte de retorno à cidade de origem, Santa Helena de Minas, a mais de 550 quilômetros de distância, da região do Vale do Jequitinhonha, próximo ao Sul da Bahia. Os indígenas pertencem à tribo Machacalis. Eles embarcaram dia 26, para o destino.
A Prefeitura de Itabira foi a responsável por providenciar hotel, alimentação e transporte. E, receberam também diversas doações de itabiranos. “Nós atendemos a essa família, de uma cidade perto de Teófilo Otoni, na situação de imigrante, no dia 24 de dezembro. Havia um número grande de crianças. Oferecemos o necessário para voltarem pra casa em segurança”, disse Nélia Cunha, secretária municipal de Assistência Social.
Reportagem: Euclides Éder