Saae anuncia baixo nível de captação de água, e recomenda uso consciente
O baixo nível de captação do manancial que fornece recursos hídricos para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza pode provocar desabastecimento ou oscilação de pressão na rede, em parte de Itabira, além do alto consumo. A publicação se referiu ao final de semana, recomendando priorizar o consumo na preparação da alimentação, e medidas de higiene pessoal. Os reservatórios também apresentam baixo nível, sendo necessário realizar manobras para ajustar a distribuição, e assim, garantir gradativamente a oferta. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou os testes para a captação emergencial de água bruta no córrego Rio de Peixe. O sistema ainda não opera completamente para suprir a demanda. Em situações como esta, a orientação é que se faça uso consciente dos recursos hídricos.
A ETA atende Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I e Clóvis Alvim II, Conêgo Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton, Jardim das Oliveiras, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, Santa Inês, São Bento, Valença, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, Centro, Major Lage de Baixo, Panorama, São Cristóvão, São Marcos, Barreiro, Distrito Industrial I e II, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Vista Alegre, Fazenda do Lago, Vale Verde, Jardim dos Ipês, Jardim Universitário, Jardim Flamboyant, Jardim Buritis, Jardim Belo Monte, Belleville, e os condomínios Morada da Brisa, Cohapi e Vale do Sol.
“O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a resolução da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), todo imóvel deve ter reservatório com capacidade para atender por no mínimo 24h. Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que, resolução da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá fornecer emergencialmente às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a um dia. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ocorre pelo telefone 115, 24h/dia com ligação gratuita. O cliente deve ter em mãos a fatura ou o número da matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo chatbot pelo número 31-3839-1330 (WhatsApp),” orienta o Saae.
Reportagem: Euclides Éder