Justiça eleitoral delibera sobre período eleitoral em Itabira
Órgãos de imprensa, e representantes dos quatro candidatos a prefeito de Itabira, estiveram no salão do júri do Fórum Desembargador Drummond, no final da manhã desta segunda-feira (26). Bruna Oliveira que responde pela 132ª zona eleitoral, e a juíza Dayane Rey da Silva esclareceram dúvidas e fizeram instruções para transparência de todo o processo. Entre as deliberações a emissora que será a geradora do horário eleitoral gratuito para o rádio, a partir desta sexta-feira (30). Cada grupo de partidos será o responsável pela produção de mídia dos candidatos. Após as quatro emissoras comerciais não aceitarem espontaneamente, a rádio Nova 93 foi a escolhida por sorteio, para fazer a geração do sinal, e até a tarde anterior ao programa, deverá receber o material das coligações com as gravações para o dia posterior a entrega.
Causou longo debate o acordo proposto pela magistrada sobre distanciamento de bandeiras móveis e fixas ao longo das avenidas mais concorridas, para manifestação partidária, no período de disputa pela escolha popular: João Pinheiro, Tabelião Ozório Sampaio e Mauro Ribeiro Lage, além dos centros comerciais dos bairros: Bela Vista, Água Fresca, Gabiroba e Caminho Novo. A juíza Dayane Rey da Silva alertou por mais de duas oportunidades que se não houvesse consenso entre as partes, a justiça eleitoral decidiria distanciamento e quantitativo, e caberia as coligações cumprirem. Havendo denúncia, e depois da apuração, medidas como as retiradas de materias irregulares seriam adotadas, considerando o poder de polícia administrativa e com apoio das forças de segurança.
O tempo de propaganda de cada coligação ficou acertada na data seguinte, terça-feira (27). “Os representantes dos partidos foram convidados para celebrar alguns acordos, para que a eleição ocorra da melhor maneira organizada, sem prejuízos pros eleitores e candidatos. Fizemos alguns ajustes que esperamos que sejam cumpridos por todos. Eu tenho certeza que as eleições de 2024 serão as melhores possíveis. Como os prazos nesse período não se interrompem e serão contínuos. O cartório eleitoral está aberto todos os dias, inclusive no regime de plantão, aos finais de semana e feriados. No caso de denúncias, elas são recebidas por meio do app ‘Pardal’ e será nele que vamos analisar”, disse a juíza eleitoral da 132ª zona do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O cartório eleitoral fica na rua Padre Ângelo, 38, Pará.
Reportagem: Euclides Éder