Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto. Crédito: FCCDA

Na terça-feira (12), Itabira se uniu a outras cidades do Estado através do projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, iniciativa do Governo de Minas Gerais que, a cada dois meses, amplia o horário de funcionamento de culturais, oferecendo ao público atividades no período estendido. A ação quer valorizar os espaços de conhecimento, memória e identidade, promovendo o engajamento da comunidade e democratizando o acesso à cultura.

Exposição 40+. Crédito: FCCDA

A participação é aberta a toda a população gratuitamente. Durante as edições, o público encontra programação diversificada, que pode incluir exposições, saraus, oficinas, exibições de vídeos, instalações culturais, apresentações musicais, espetáculos teatrais e muito mais. O projeto está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). Em Itabira, três espaços tiveram portas abertas a partir das 18h, com atividades especiais:

  1. Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo (visitação e acesso ao acervo).
  2. Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
  3. Museu de Itabira (programação ligada à história e memória da cidade).

“Participar é uma oportunidade de abrir nossas portas de um jeito especial, convidando a comunidade a viver o espaço de forma diferente. É um momento em que fortalecemos nossos laços com o público, permitindo que mais pessoas se apropriem da nossa do nosso patrimônio. Também é uma chance de nos conectarmos com outros equipamentos culturais, trocando ideias e ações,” avalia Gabriela Santos, chefe da seção de Acervo e Pesquisa da FCCDA.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.