Crédito: Secom/Unifei

Nesta quinta-feira (30), foram nomeados e empossados os pró-reitores de Apoio à Permanência Estudantil, Juliana Maria Sampaio Furlani, e de Pesquisa e Inovação, Mikael Frank Rezende Junior, pelo reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Marcel Fernando da Costa Parentoni. O Conselho Universitário (Consuni) já tinha aprovado, em sessão realizada em setembro, a criação das duas novas pró-reitorias.

A Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), consciente das novas demandas da comunidade acadêmica, terá como missão promover o ambiente mais acolhedor e diverso e atuar para mitigar problemas de evasão e reprovação, promovendo ações transversais com outras pró-reitorias e contemplando todos os estudantes com a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

A Unifei deixa de ser a única Federal do país sem uma pró-reitoria exclusiva dedicada às questões estudantis, estabelecendo o marco histórico para a Universidade e alinhando-se à estrutura já consolidada em outras Instituições de ensino superior. A criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) manifesta o amadurecimento institucional e a consolidação da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

Esses nichos passam a ser pilares estratégicos e elevam a presença da comunidade acadêmica nas instâncias responsáveis por tais temas, reafirmando o compromisso da universidade com a excelência acadêmica, no alimentar estar acima do valor de quanto custa para alimentar. O olhar para trás e ver que conseguiu desenvolver um trabalho importante”, disse o reitor Marcel Parentoni.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.