Foto: Arquivo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reforça a postura ética e socialmente sensível do consumidor ao utilizar os recursos hídricos. A empatia se faz ainda mais necessária diante da importância em priorizar o uso da água para consumo humano, evitando desperdícios, diante da onda de calor que atinge o município e sobrecarrega o sistema de abastecimento.

Foto: Arquivo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está em vigor um alerta laranja de onda de calor, que indica temperaturas 5° graus celsius acima da média por um período de dois a três dias. As altas temperaturas elevam significativamente o consumo de água, impactando diretamente os reservatórios e a distribuição em toda a cidade.

Foto: Arquivo

Mesmo com as Estações de Tratamento de Água (ETA) operando normalmente, o sistema encontra-se sobrecarregado em função da demanda. O Saae reforça que o consumo consciente e responsável da água é essencial para garantir o abastecimento de todos, especialmente para necessidades básicas como beber, preparar alimentos e higiene pessoal.

Foto: Arquivo

A autarquia orienta a população a evitar usos que não sejam essenciais, como lavar carros, limpeza em áreas externas, encher piscinas, manter torneiras abertas e o uso de água potável para atividades que podem ser adiadas. A colaboração neste período de calor intenso preserva os níveis dos reservatórios e contribui para a manutenção do abastecimento.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.