Crédito: GRS Itabira

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) unidade de Itabira, realiza na próxima semana, dia 21 de dezembro, no auditório da UniFuncesi, importante ação de planejamento de enfrentamento às arboviroses nas cidades que integram a região de saúde.

O evento será entre 8h e 16h, na rua Venâncio Augusto Gomes, 50, bairro Major Lage de Cima. Entre os presentes estará Maurício Geraldo Marques, Diretor Regional de Saúde da GRS Itabira e Marcelo Barbosa Motta, Coordenador de Vigilância em Saúde da unidade.

Maurício Marques. Foto: Arquivo

O Seminário Regional será mais uma das ações que a GRS Itabira vem realizando ao longo do ano de 2023, e que visa a preparação das equipes municipais para o enfrentamento das arboviroses nas microrregiões de saúde de Guanhães, João Monlevade e Itabira.

Assim, entre os assuntos que serão abordados e discutidos, estão a análise do cenário epidemiológico, ações a serem intensificadas, notificação dos casos, manejo clínico e organização dos serviços de saúde e novas tecnologias para o controle vetorial.

Crédito: GRS Itabira

Até seis de novembro foram registrados 388.510 casos notificados, exceto aqueles descartados, apenas de dengue no Estado. Desse total, 288.522 casos foram confirmados, e 181 óbitos. De febre chikungunya foram registrados 89.774 casos prováveis, 71.756 confirmados, e 41 óbitos.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin