Semana da Diversidade e Cultura: CENIBRA promove atividades de letramento e inclusão

Crédito: CENIBRA/Divulgação
Respeitar o outro é também reconhecer a riqueza de sua cultura, de sua história e de seu jeito de ser. Com essa premissa, a CENIBRA realizou, entre os dias cinco e nove de maio, a Semana da Diversidade e Cultura na Fábrica, em Belo Oriente (MG). O evento reuniu apresentações culturais, capacitações direcionadas aos parceiros sociais, exposições de quitandas, artesanato e debates sobre inclusão, equidade e respeito às diferenças.
Durante os cinco dias de atividades, os participantes vivenciaram uma experiência de letramento e sensibilização, explorando a diversidade em seus múltiplos aspectos. Um dos destaques foi a palestra do jornalista e colunista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, realizada para 49 profissionais de imprensa da região Leste de Minas Gerais.

Crédito: CENIBRA/Divulgação
Nessa oportunidade, Jairo provocou reflexões sobre os desafios do capacitismo e destacou como a mídia pode contribuir para transformações mais humanas e acessíveis. “Diversidade não é sobre ‘fazer favor’. Trata-se de garantir que todos tenham acesso, voz e um espaço real de participação”, afirmou Jairo Marques, em conversa com comunicadores do Leste de Minas.
CENIBRA Plural
O programa de Diversidade e Inclusão da CENIBRA busca fomentar um ambiente de trabalho mais acolhedor, seguro e representativo, por meio de ações voltadas à atração e valorização de talentos diversos. O programa conta com cinco grupos de afinidade: Brasis (raça e etnia), Movimento Entrelaços (equidade de gênero), Pessoas Capazes e Determinadas (PCDs), Além das Cores (LGBTQIA+) e O Nós que nós somos (gerações).

Crédito: CENIBRA/Divulgação
Durante a Semana da Diversidade e Cultura, cada grupo apresentou exposições temáticas e dinâmicas instrutivas. Além disso, foi realizada uma live exclusiva para os colaboradores da Fábrica e das regionais florestais, reforçando a mensagem de inclusão e engajamento.
“Falamos sobre diversidade e inclusão com uma abordagem que promove letramento, respeito às diferenças e combate aos preconceitos do cotidiano. É um momento importante para reforçar a cultura da tolerância, da escuta e da empatia. A CENIBRA acredita no aprendizado contínuo e na busca constante pelas melhores práticas”, destaca Débora Jorge, coordenadora de Comunicação Corporativa da CENIBRA e integrante do grupo O Nós que nós somos.

Crédito: CENIBRA/Divulgação
Fortalecimento de vínculos e negócios sociais
A Semana da Diversidade e Cultura também foi uma oportunidade de fomentar negócios, ampliar conhecimentos e fortalecer vínculos com os parceiros sociais apoiados pelo Instituto CENIBRA. Ao todo, 17 associações participaram da feira, expondo e comercializando produtos artesanais e quitutes da gastronomia local. Em parceria com o SEBRAE Ipatinga, os participantes tiveram acesso a capacitações em finanças pessoais, controle de vendas, atendimento ao cliente, autoconhecimento e saúde mental.
“A participação das associações só reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento territorial e com a inclusão produtiva. É muito mais do que uma exposição; é um espaço de valorização de trajetórias e de fortalecimento de redes”, ressalta Luciana Teixeira, coordenadora de Desenvolvimento e Diversidade da CENIBRA.

Crédito: CENIBRA/Divulgação
Mais do que uma ação pontual, a Semana da Diversidade e Cultura integra o BioSustentação – plano estratégico de longo prazo da empresa – reforçando o compromisso contínuo da CENIBRA com uma cultura organizacional alinhada às melhores práticas de gestão. Dessa forma, a empresa promove a equidade, o respeito às diferenças e a valorização das pessoas. Nesse contexto, o Instituto CENIBRA atua como agente catalisador de inclusão produtiva, gerador de oportunidades e fortalecedor do diálogo entre as redes comunitárias do território em que atua.
Reportagem: Euclides Éder

